Você realmente conhece o seu cabelo? Sabia que existe uma classificação para cada tipo de fio e que conhecê-la pode te ajudar muito na hora de escolher produtos ou até mesmo o melhor tratamento para cuidar das madeixas? Pois é, essa classificação existe! Foi criada pelo hairstylist americano Andre Walker e separa os diferentes tipos de cabelo em categorias (1/2/3/4) e subcategorias (A/B/C), levando em consideração a textura natural dos fios.
Reuni neste post algumas imagens e informações que serão bastante úteis para que você possa identificar qual o seu tipo de cabelo e aprender a cuidar deles no seu dia a dia. Vamos conferir?

O cabelo tipo 1 é o famoso cabelo liso, caracteriza-se por quase não ter ondulações. Costuma ser brilhante e sedoso já que a oleosidade natural dos fios consegue chegar facilmente até as pontas.

TIPO 1A - é fino e sem volume, geralmente muito oleoso na raiz e difícil de modelar. Também conhecido como cabelo liso ''escorrido'', aquele que não segura se quer um grampinho. Os produtos mais indicados para este tipo são os de textura leve, pois evitam que os fios pesem e o grande aliado, sem dúvidas, é o shampoo a seco que além de proporcionar uma limpeza instantânea nos fios garante volume à raiz.

TIPO 1B - os fios são mais encorpados e já apresentam um pouco mais de volume. São fáceis de modelar, porém requerem hidratação para mantê-los sempre brilhantes e alinhados. Para tratá-los recomenda-se a utilização de condicionadores leves, no comprimento e nas pontas, alternados com produtos mais hidratantes e potentes, vale ressaltar que na hora da aplicação dos produtos a raiz deve sempre ser evitada.

TIPO 1C - os fios são grossos, pesados e difíceis de modelar, é o cabelo típico das orientais! Para este tipo de fio recomenda-se a lavagem dos fios com frequência, para que a oleosidade da raiz possa ser removida, e a utilização de produtos não muito densos.

Falou em versatilidade, olha o tipo 2 aí gente, HAHAHA! Sem dúvidas o cabelo tipo 2 é o mais versátil que existe, pois é muito fácil de modelar. Amassados, ficam um espetáculo com aquele efeito ''cabelo de praia'' e com o auxílio de secador e escova ficam lisos rapidinho. Naturalmente falando é um tipo de cabelo que não é liso, mas também não é cacheado, as mechas tomam forma de ''S''. Quem possui este tipo de cabelo costuma ter a raiz mais lisa e o comprimento gradativamente enrolado.

TIPO 2A - é fino, leve e quase liso. Os fios possuem um formato de ''S'' mais suave, caracteriza-se por apresentar ondas bem sutilmente. Em geral, não é muito volumoso, mas a medida em que se distanciam da raiz os fios vão ganhando forma forma e um pouco mais de volume. Recomenda-se a utilização de produtos leves para não pesar os fios e nem deixá-los com aspecto de murchos.

TIPO 2B - apresentam ondas um pouco mais marcadas e fios um pouco mais grossos também. É neste tipo de cabelo que o frizz tende a aparecer. Os produtos mais indicados para este tipo são cremes com efeito anti frizz, gel ou mousse, pois ajudam a manter as ondas mais bonitas e definidas.

TIPO 2C - caracteriza-se por apresentar fios mais espessos. É o tipo de cabelo que começa a formar cachos mais soltos e não apenas ondas. A raiz permanece mais lis que o comprimento dos fios e é um cabelo mais difícil de modelar. Recomenda-se o uso de mousse ou produtos de textura mediana para finalizá-los.

O cabelo tipo 3 é o verdadeiro cabelo cacheado, costuma ser enrolado da raiz até as pontas o que consequentemente o caracteriza como um cabelo mais ressecado já que a oleosidade do couro cabeludo não consegue ultrapassar a raiz, por conta do formato espiralado dos fios. O frizz e o volume também são outras características de quem possui este tipo de cabelo, por mais que você tente diminuí-los eles sempre estarão presentes. É um tipo de cabelo que necessita de muita hidratação e que jamais deve ser penteado seco, pois esta ação pode deixar os fios quebradiços, amardos e sem definição. 

TIPO 3A - apresenta cachos naturalmente largos, grandes e soltos por formar espirais maiores. É fácil de modelar e costuma segurar bem uma escova. É um tipo de cabelo muito afetado pelo clima e os produtos ideais para cuidar dos fios são os de textura leve ou média como cremes ativadores de cachos, géis e mousses.

TIPO 3B - caracteriza-se por apresentar cachos mais definidos e apertadinhos. É um tipo de cabelo que costuma dar trabalho na hora de fazer uma escova. Quem possui este tipo é grande vítima do frizz e deve apostar em produtos hidratantes. Em geral, esse tipo de cacho pede uma maior quantidade de produto para manter a definição. Portanto, géis e cremes com controle de frizz são uma ótima pedida.

TIPO 3C - apresenta cachos super estreitos e definidos. Os fios costumam ser finos e frágeis e é um cabelo que grita por hidratação/nutrição. Apresenta bastante volume e recomenda-se o uso de shampoos sem sulfato para higienização dos fios. Para finalizar invista em produtos com alto poder de hidratação e mais densos como cremes e óleos finalizadores.

O cabelo tipo 4 também é conhecido como cabelo afro, não possui muita definição e sua forma pode chegar a lembrar um zig zag. Em geral, são cabelos grossos, ressecados, frágeis e com muito volume. Por não possuírem muitas cutículas apresentam menos proteção contra os danos causados ao pentear, escovar, enrolar, secar e claro aos alisamentos químicos. Portanto, merecem cuidados redobrados e muita atenção! Quem possui este tipo de cabelo deve usar e abusar das umectações capilares.

TIPO 4A - apresenta fios frágeis e cachinhos bastante estreitos. Não recomenda-se remover a oleosidade natural dos fios, portanto, deve-se evitar lavar o cabelo todos os dias. Assim como no tipo 3C, para o tipo 4A é indicado a utilização de shampoos sem sulfato por serem menos agressivos ou ainda a higienização dos fios pelo método co-wash, (se você não sabe o significado de co-wash, sugiro que vá até a aba Dicionário Capilar e conheça a expressão). Cremes para pentear e sprays ativadores de cachos serão seus #bff para manter a hidratação ao longo do dia.

TIPO 4B - apresenta o fio muito rígido, porém bem frágil. Recomenda-se o uso de shampoos hidratantes e densos para higienizar os fios ou o método co-wash. Os produtos queridinhos deste tipo de cabelo, sem dúvidas são os óleos vegetais e o seu grande aliado é o pente garfo!

TIPO 4C - assemelha-se muito ao 4B, porém sua textura em zig zag não permite apresentar forma muita definida. Este tipo de fio costuma crescer para cima dando origem ao famoso black power. Pente garfo é sempre bem vindo para ajudar no volume e a nutrição é o melhor tratamento que pode existir para este tipo cabelo.

É válido ressaltar que se o seu cabelo possui alguma química transformadora, relaxamento, progressiva ou qualquer outro tipo de alisamento, você só saberá o seu tipo se deixá-lo natural novamente. Outro ponto importante também é que você pode apresentar mais de um tipo de cabelo na sua cabeça! Então não se assuste se ao analisar você encontrar um fio 2C e depois um outro fio puxado mais para o 3A, isso é super comum certo? O meu cabelo, por exemplo, eu classifico como 2B/2C e se eu não utilizar algum produto finalizador ele chega a ser um 2A. Parece loucura esse negócio de classificação de cabelo né? Mas, é bem legal!

Enfim... espero que as informações tenham sido úteis, tentei ser o mais clara e objetiva possível. Lembrando que não existe cabelo feio, o que existe é cabelo mal cuidado. Todos os tipos tem seus prós e contras, cabe a cada um conhecer a estrutura dos seus fios e aprender a lidar melhor com eles.

Agora corre nos comentários e me conta se você já conhecia esse sistema de classificação ou se conseguiu identificar qual o seu tipo de cabelo. Se gostou do post compartilha no seu facebook e claro, não esquece de marcar as amigas lisas, onduladas, cacheadas e crespas se achar que as informação também irão ajudá-las. Por hoje é isso enroladxs!


Deixe um comentário