O post de hoje é dedicado a todas as rapunzéis ou futuras rapunzéis que acompanham o blog, hahaha! Que atire a primeira pedra a mulher que nunca cortou o cabelo curtinho e não se arrependeu depois, seja por não ter gostado do corte ou simplesmente por não conseguir se adaptar aos fios mais curtos. Se identificou com a situação miga? Então este post é pra você mesma! 


Eu, particularmente, amo cabelo curto por 'n' motivos, mas tenho que confessar também que fico em êxtase quando vejo em algum lugar uma mulher com um cabelão comprido e bem tratado! Pensando nisso resolvi reunir neste post 7 dicas que poderão te ajudar a ter o tão sonhado comprimento desejado.

Antes de tudo gostaria de deixar claro que não existe fórmula mágica que faça o cabelo crescer da noite para o dia, muito pelo contrário, o crescimento dos fios requer tempo, paciência e alguns cuidados. Portanto, nada de neura! Geralmente o crescimento capilar varia de 1 cm a 1,5 cm por mês e existem diversos fatores que podem interferir neste processo, tais como: alterações metabólicas, descontrole nas glândulas sebáceas, problemas de circulação sanguínea e etc. Se o seu cabelo estiver crescendo menos que isto a recomendação é que você inicie um tratamento com acompanhamento médico. As dicas a seguir são apenas estratégias que auxiliam para que os seus fios cresçam o mais rápido possível.

1 - Alimente-se bem
Essa é um super clichê, mas tem fundamento! É consideravelmente importante que você se preocupe com a sua alimentação se quiser que o seu cabelo cresça saudável, afinal o cabelo cresce de dentro pra fora, então temos que prestar atenção nos alimentos que estamos ingerindo. Como sugestão insira na sua dieta alimentos que contenham zinco, ferro, cobre, proteínas e vitaminas A, C e E, além de óleos vegetais.

2 - Higienize corretamente os fios
Não utilize água muito quente no banho quando for lavar os cabelos, pois infelizmente ela resseca as madeixas e estimula o couro cabeludo a produzir mais óleo, o que muitas vezes pode deixá-lo com aspecto de sujo. Evite também o uso de shampoos com sulfato, eles costumam agredir os cabelos pois realizam uma limpeza profunda e retiram inclusive a oleosidade natural dos fios.

3 - Cuide do couro cabeludo 
A saúde do couro cabeludo contribui bastante para o crescimento dos fios. Mantenha-o sempre limpo, sem resíduos de produtos ou oleosidade excessiva. Estimule-o realizando massagens com as pontas dos dedos em movimentos circulares, todo o nosso corpo deve ser exercitado inclusive o couro cabeludo.

4 - Mantenha os fios protegidos e hidratados
Fatores externos como sol, poluição, cloro, água do mar, coloração e etc, costumam danificar os fios a longo prazo, por isso sempre faça uso de produtos que contenham filtro solar em sua composição ou que protejam contra esses tipos de danos. A hidratação também é sua aliada nesse processo, pois manterá seu cabelo bonito e saudável.

5 - Não abuse de altas temperaturas
Se você é daquelas que não vivem sem secador, chapinha ou babyliss sinto lhe informar, mas é preciso abrir mão desses utensílios. O calor excessivo prejudica os fios causando ressecamento, quebra e as temidas pontas duplas. Procure reduzir o uso desses aparelhos e não esqueça de utilizar sempre um protetor térmico.

6 - Corte as pontas
Recomenda-se que a cada três meses corte-se pelo menos as pontinhas dos cabelos para retirar o ressecamento e as pontas duplas que geralmente costumam aparecer após esse período. Sem contar que um bom corte, na maioria das vezes, acaba proporcionando leveza e movimento aos fios. Portanto, não tenha medo da tesoura, ela será sua amiga quando o assunto for a renovação das madeixas.

7 - Mantenha hábitos saudáveis
Beba bastante água, pratique exercícios físicos, durma bem, relaxe. O stress é um dos grandes vilões no processo de crescimento capilar, pois o mesmo é capaz de afetar o funcionamento de todo o nosso corpo. Fuja dos maus hábitos que interferem no crescimento saudável dos fios, cuide do seu cabelo, do seu corpo e sobretudo da sua saúde.

E estas são as dicas que eu tinha para repassar pra vocês. É certo que não tem nada de tão milagroso assim, mas eu garanto que se você segui-las irá conquistar um cabelo comprido, bonito e saudável! Agora me conta nos comentários se você já conhecia alguma dessas dicas ou se por acaso tem alguma outra dica que você conhece e não está na lista. Compartilha comigo, vou adorar saber!



2 Comentários

  1. Amei as dicas Rayanne Alves, vc é uma ótima amiga ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Drielly ♥
      E que bom que você gostou das dicas :D Em breve pretendo fazer um post sobre produtos e receitas que também prometem estimular o crescimento capilar, então continue acompanhado o blog e a fanpage pra ficar por dentro de tudo ;)

      Excluir